quarta-feira, 17 de junho de 2009

Você sabe o que são alimentos funcionais?


São alimentos que, além de fornecer nutrição, têm a capacidade de agir sobre a saúde das pessoas, prevenindo doenças. É possível prevenir doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, em geral, consumindo alimentos funcionais diariamente.

Soja

É um alimento que pode evitar doenças, por possuir várias substâncias com ação preventiva. Uma dessas substâncias é o fitoesterol, que previne a osteoporose e o câncer de mama, de próstata e de cólon.

Tomate

Possui uma substância com alto poder antioxidante, o licopeno, que previne, comprovadamente, o câncer da próstata e parece prevenir também o câncer de pâncreas, intestino grosso, reto, esôfago, cavidade oral, mama e colo do útero.

Repolho, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, brócolis

São vegetais que possuem substâncias chamadas glicosinolatos e estimulam a função de desintoxicação do fígado, o que favorece eliminação de um possível câncer. Esses vegetais previnem o câncer de bexiga e de mama e inibem o crescimento de tumores em geral.

Alho

A aliina , que é transformada em alicina quando o alho é esmagado ou triturado, também desempenha importante papel na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, fígado, e tende a diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.


Frutas cítricas

Frutas como laranja, limão, mexerica e lima possuem terpenos e limonóides, que protegem o organismo de substâncias que estimulam a formação de câncer. Outro efeito produzido por essas substâncias é a redução de taxa de colesterol do sangue.


Chá verde

Também conhecido como chá chinês, possui uma substância chamada catequina, que provavelmente combate o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama.


Uvas e vinhos

A casca da uva, e por isso, o vinho contém compostos fenílicos, resveratrol e qüercetina, que diminuem o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e aterosclerose e previnem também o desenvolvimento de vários tipos de câncer, mas cuidado! O consumo de vinho acima de um cálice por dia torna-se prejudicial à saúde.


Cereais

Principalmente os integrais, ou seja, que não passam por refinamento, são ricas em fibras, carotenóides, tocoferóis e tocotrienois, selênio e fenóis. Graças a esses componentes, os cereais têm a capacidade de reduzir o colesterol sanguíneo e diminuir o rico de se desenvolver câncer nos órgãos do sistema digestivo, principalmente de estômago, cólon e reto.

Verduras e folhas em geral, sementes, cascas e talos de hortaliças.

São ricos em fibras insolúveis, que auxiliam no funcionamento do intestino grosso e reduzem a ocorrência de câncer de pâncreas, cólon, reto, mama e útero.


Peixe e óleo de peixe

Contêm ácidos graxos ômega-3, que diminuem as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, a aterosclerose e complicações de doenças inflamatórias. Também ajudam na prevenção de câncer de mama, cólon, pele, pâncreas, próstata, pulmão e laringe.


Leite e derivados

Possuem cálcio, que previne a osteoporose e o câncer de cólon. Leites fermentados e alguns tipos de queijo possuem também probióticos, que agem sobre a flora bacteriana do intestino, dificultando à fixação de bactérias prejudiciais a saúde e melhorando o aproveitamento de determinados nutrientes. Os probióticos também previnem o câncer de cólon e controlam os níveis de colesterol no sangue.

Texto de Eline Oliveira, Gessica Gercilia e Michele Nascimento
Fonte: Programa SESI Cozinha Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário